Trabalhando Ostinatos: Samba - Parte 1

Steve Gadd

Muitos alunos se perguntam: Porquê não consigo desenvolver a coordenação motora? Porquê meus grooves não fluem naturalmente? Essas perguntas podem ser respondidas facilmente, entretanto o meio para se chegar ao resultado final não é tão simples, requer tempo, compromisso e foco. Uma das maneiras de se desenvolver um ritmo é estudando o ostinado do mesmo (na maioria das vezes é feito pelo bumbo, por exemplo, na música brasileira, no caso do jazz é a mão da condução), com a condução (ride ou hi-hat com a mão), com a marcação (hi-hat com o pé abrindo e fechando) e com a melodia (caixa na pele ou no aro). Para isso existe um exercício muito interessante que foi criado pela grande baterista brasileira Lilian Carmona. O objetivo deste exercício é trabalhar nas mãos o método de bateria: Stick Control for the Snare Drummer, do George Lawrence Stone, enquanto executa o ostinado de samba nos pés. Se sentir dificuldade trabalhe cada membro separadamente e depois una todos gerando o ritmo de samba com condução na caixa. Vamos lá!


Obs.: Você pode trabalhar todo o método do Stick Control. Aqui foram apresentados apenas os exercícios do 1 ao 9 para que não fique muito grande. Acima foi disponibilizado o link para baixar o método caso tenha interesse em prosseguir com os estudos.


Comentários